21 novembro 2005

NOTICIAS DE JORNAL

Aprovada etapa do novo sistema de gestão da Secretaria da Educação

A implantação do Sistema de Gestão Integrado (SGI) na Secretaria Municipal da Educação já começa a apresentar resultados positivos. A observação partiu de consultoras das fundações Belgo e Pitágoras que na última sexta-feira (18) fizeram a primeira visita de inspeção à Seduc. Segundo as consultoras, a equipe está empenhada na reorganização interna do órgão. O SGI começou a ser implantado há seis meses e no futuro deverá ser estendido a todas as escolas municipais.
A cada mês a equipe de liderança da Secretaria Municipal da Educação – responsável pela instalação desse sistema na instituição – reúne-se com a consultora Norma Fonseca, da Fundação Pitágoras que se encarrega de trazer os conhecimentos da nova forma de gestão a Feira de Santana. A secretária Ana Rita de Almeida Neves esclarece que já ocorreram seis jornadas de trabalho, cada uma com duração de dois dias de intensa produção.
Além de técnicos, uma diretora de departamento da Secretaria e a própria secretária Ana Rita, as jornadas reúnem ainda diretores e vice-diretores de sete escolas da Rede Municipal de Ensino que também estão implantando o SGI em suas unidades. “É parte de uma experiência piloto. Depois da implantação nestas escolas, o sistema será levado às outras unidades. Nosso objetivo é envolver todas as escolas da Rede”, observa.

EMPENHO E PROFISSIONALISMO

A consultora Norma Fonseca disse que a visita constatou o empenho, a dedicação e o profissionalismo da equipe da Seduc nessa nova investida. “Percebemos que todos já incorporaram a nova prática do Sistema ao dia-a-dia como uma reorganização interna; cada setor já tem a sua missão definida e já começa a utilizar ferramentas de qualidade do SGI”, avalia.
Norma Fonseca também disse que todos os prazos previstos para a Secretaria foram cumpridos à risca. “Temos seis meses de trabalho e a instituição executou todas etapas previstas, seguindo o ritmo programado”, continua.
A gerente de Educação da Fundação Belgo, Zulmira Braga, destacou o entusiasmo da equipe da Secretaria na implantação do SGI. “Tivemos a melhor impressão possível do trabalho. A equipe está bastante empolgada e entusiasmada com a execução do projeto que já começa a apresentar seus resultados positivos. Ficamos surpresos com a garra e o envolvimento demonstrados por todo o grupo e também por sua liderança”, disse.
Dentre as principais metas estabelecidas pela Seduc a serem alcançadas com o Sistema de Gestão Integrado estão a aprendizagem de 100% dos alunos, a diminuição das taxas de evasão escolar e a reorganização de todos os setores da Secretaria.(by Lineia no jornal local)