Perspectiva de novos sonhos marca retorno às aulas na Rede Municipal
Com a perspectiva dos novos sonhos que a escola ajuda a construir, cerca de 60 mil alunos da rede municipal voltaram em 13/2 à sala de aula para o início do ano letivo 2006. Para a secretária da Educação, Ana Rita de Almeida Neves, o retorno às atividades marca a inauguração de um novo tempo na vida das crianças e também dos professores. A rede municipal é formada por 210 escolas. “É tempo de recomeçar, de investir na perspectiva do novo que se instala com a chegada de um novo ano letivo. Nossos alunos são os construtores desta nova realidade”, observou a secretária Ana Rita durante visita à Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho, no bairro Conceição. A unidade tem 1.013 estudantes matriculados de 1ª a 8ª série e também na Educação de Jovens e Adultos e vem crescendo paulatinamente ao longo dos últimos dois anos. É uma das mais novas na rede. A secretária também visitou a Escola Municipal Ana Maria Alves dos Santos, no bairro Feira X, que está dentre as mais concorridas nesta área da cidade. Ana Rita deu as boas-vindas aos estudantes e professores. “A Escola Ana Maria tem uma atividade pedagógica bastante fecunda e produtiva. Esperamos que o ano letivo de 2006 também seja marcado por novos projetos em prol da educação pública de qualidade”, disse. “Cuidar: um aprendizado a ser construído” é o principal eixo temático deste novo ano. Em 2005, a Secretaria da Educação trabalhou com o tema “Paz nas Escolas”, utilizado como pressuposto básico para reflexões e diversas abordagens em torno da violência nas unidades e em prol do respeito pela escola. Como não pode perder o assunto de vista, este ano a Secretaria resolveu abordar as atitudes dos estudantes, professores e da comunidade de modo geral para a conservação das escolas. “É imprescindível criar a consciência em todos de que a escola pública é patrimônio de todos e por isso mesmo tem que ser conservada e não depredada”, argumenta a secretária, fazendo referência aos diversos atos de vandalismo que têm sido registrados nas unidades de ensino. |
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